Como dar banho a um gato

Olaá desde já quero pedir desculpa mas tive um problema com a pass do email mas ja está tudo resolvido e vou começar a postar mais para compensar estes dias :) hoje vou escrever em 10 passos como dar banho a um gato, nao sabem como fazê-lo? continuem a ler...

Toda a gente sabe que os gatos não gostam de se molhar, mas, às vezes, isso é inevitável. Quando eles ficam excepcionalmente sujos, estão infestados com pulgas e carrapatos, ou entram em contato com substâncias perigosas a saúde, é hora de dar-lhes um banho. Veja como manter o seu felino limpo da forma menos dolorosa possível.


Método  1 de 10- O seu gato precisa de banho? 

1-Decida se ele precisa ou não tomar banho - Pode ser que haja outras maneiras de limpá-lo, como, por exemplo, escovando-o ou penteando-o bem, ou até mesmo esfregá-lo com um pano molhado.


Método 2 de 10- Certifique-se de estar preparado.

1º- Use roupas adequadas- Não só é importante lavar o seu gato, mas também é importante estar a salvo de todos os riscos possíveis, grandes ou pequenos. Um macacão ou uma camisa de mangas compridas deve ser usado para que o seu gato não tenha a chance de arranhá-lo(a). Se você não tiver nenhuma dessas roupas, você poderia usar luvas longas. Vestir roupas velhas para dar o banho é também uma boa ideia. Seja cuidadoso(a) e gentil ao esfregar a cabeça e a barriga do seu animal.

2º-Peça ajuda de pelo menos duas pessoas, especialmente se o seu gato for bastante forte e capaz de chutar e se contorcer para escapar de suas mãos- Uma pessoa deve segurar as quatro pernas e a mandíbula para que ele não morda. Segure-o firmemente para não deixá-lo esquivar-se do seu aperto, mas certifique-se de não apertá-lo demais ao ponto de sufocá-lo.


Método 3 de 10- Preparando o banho.

1º- Encha a banheira/tanque com 4-5 centímetros de água quente (depende do tamanho do animal)- Tente encher a banheira/tanque antes de levar o seu gato para o banho, já que alguns gatos podem ficar nervosos com o barulho de água corrente.

2º-Encha dois baldes, ou, de preferência, dois regadores de plantas que facilite derramar a água na hora do enxágue (opcional)- Isso é para que você não precise abrir a torneira durante o banho, o que pode assustar o seu gato.

3º-Coloque um tapete de borracha ou uma toalha na banheira/tanque para que o seu felino tenha uma base confortável.


Método 4 de 10- Preparando o gato.

1º- Use shampoo especial para gato (você pode precisar ir a um veterinário para obter algum)- Use somente um produto especial, já que muitos outros podem ser tóxicos para eles (como shampoo antipulgas para cachorro). Não use um shampoo regular, pois além de poder ser tóxico para o gato pode também ressecar a sua pele. Você pode também querer ter à mão um pano para ensaboar e duas toalhas para secar o seu bichano.

2º- Trate de antemão eventuais manchas oleosas- Pelos de animais sujos com algo gorduroso podem ser bastante difíceis de limpar apenas com shampoo e água. Pelo sujo com óleo de motor ou graxa, ou mesmo glacê do bolo pode ser mais fácil de lavar se você passar um pouco de óleo comestível sobre a área manchada antes de lavá-la. Uma vez que a mancha tenha sido "derretida", desta forma, ela sairá facilmente com o shampoo.

    - Use luvas e trate a mancha com um óleo de baixo ponto de fusão, como manteiga, gordura de bacon ou óleo vegetal. Aplique diretamente sobre a área afetada. Não use água. Massageie o pelo suavemente entre os dedos, até a mancha misturar-se com o óleo. Seque o excesso com um pano seco.

   - Em pelos muito sujos talvez seja necessário repetir o processo para diluir a mancha o máximo possível

  - Termine aplicando o shampoo diretamente sobre a mancha oleosa.

3º-Penteie o pelo cuidadosamente antes de colocar o gato na água, se o pelo for longo ou estiver
 embaraçado- Remova os nós e emaranhados antes de molhá-lo, ou será quase impossível de fazê-lo depois.

4º-Apare todas as unhas antes mesmo de tentar lavá-lo - o que irá reduzir riscos.


Método 5 de 10 - Dando o banho

1º- Fale com o seu gato em uma voz calma e tranquila durante o banho- Às vezes, os gatos, obviamente, tentam sair da banheira, portanto, certifique-se de segurá-lo bem pelo pescoço ou os ombros. Se ele preferir ter apenas duas patas na água, deixei-o ficar de pé com as costas virada para você.

2º-Molhe o seu animalzinho do pescoço para baixo, usando um pano. Use um pouco de shampoo e lave o pescoço, o corpo, as pernas, a barriga e a cauda - Não deixar shampoo cair em seus olhos, nariz, boca e orelhas.

3º-Enxague o seu gato cuidadosamente com a água na banheira/tanque, em seguida, esvazie a banheira/tanque e enxague mais duas vezes com água do balde/regador ou com água morna da torneira- É essencial remover todo o shampoo do seu pelo.


Método 6 de 10- alternativos.

1º- Método do balde- Use dois baldes para duas imersões separadas. Encha os baldes com água morna. Mergulhe o gato em um dos baldes, e usando molhe-o completamente. Ensaboe-o do pescoço para baixo, em seguida, coloque-o no outro balde e enxague até remover todo o shampoo. Mantenha a água morna o suficiente. Se o tempo estiver quente e ensolarado, você pode fazer isso ao ar livre, mas tenha cuidado para não deixar o gato fugir no meio do banho.

2º- Método do chuveiro- Reconheça que pode ser útil lavar o seu gato no chuveiro (se você tiver um com uma porta em vez de cortina). O gato ficará "preso" sem que você precise segurá-lo. Coloque um tapete de borracha ou uma toalha no chão do chuveiro para evitar escorregões, ou você terá um gato em pânico que, provavelmente, irá buscar segurança em algo alto, podendo subir no seu corpo como se fosse uma árvore.

   -Se o seu chuveiro não for equipado com um chuveirinho de mão, compre um adaptador de mangueira para a pia do seu banheiro longo o suficiente para passar por cima da porta do chuveiro.

   -Molhe o seu gato, aplique o shampoo, e enxague. Use um jato de água suave para molhar bem o bichinho sem aterrorizá-lo. Mantenha a pressão da água baixa; alguns gatos parecem gostar da sensação de massagem criada pela ducha, principalmente na parte de trás do pescoço e nas costas.


Método 7 de 10- Secando.

1º-Seque-o - Deixe a água escorrer do gato, espremendo suavemente tanta água quanto puder do pelo antes de embrulhar o seu gato na toalha, em seguida, esfregue-o suavemente. Quando a primeira toalha ficar muito molhada, use a segunda. Não pare de secar até que o gato esteja somente úmido. Tente usar um secador de cabelo para aquecer as toalhas antes de secar o seu felino, assim, ele pode sentir-se mais confortável.

2º-Termine de secar.

   -Gatos de pelo curto podem terminar a secagem no banheiro, desde que eles fiquem longe de correntes de ar. Eles irão apreciar uma fonte de calor (aquecedor ou saída de ar quente) e uma toalha seca para sentar.

3º- Com gatos de pelos longos, você terá que usar um pente e mais toalhas- Pelos longos embaraçam mais facilmente quando molhados, então, é melhor pentear o pelo até que esteja completamente seco.


Método 8 de 10- Não esqueça a recompensa.

1º-Recompense o seu gato- Dê a ele a sua comida favorita, erva do gato, ou qualquer outra guloseima, de forma a que ele associe o banho com algo agradável. 


Método 9 de 10- Shampoo a seco.

1º- Polvilhe o pelo com amido de milho- Acaricie o seu felino esfregando, suavemente, o amido de milho em seu pelo. Deixe o gato limpar-se como ele sempre faz. Esta técnica é muito menos traumática do que o uso de água, e funciona especialmente bem se o gato estiver gorduroso, no entanto, use-a somente se o pelo estiver sujo com algo não tóxico!


Método 10 de 10: Como lavar cuidadosamente um gato.

1º-Em vez de traumatizar seu gato jogando-o em uma banheira/tanque deixando-o apavorado, existem outros métodos mais delicados que você pode usar- Um deles é usar uma banheira de bebê, que é muito mais rasa do que uma banheira comum ou um tanque, que, sob o ponto de vista do gato, pode parecer um poço sem fundo.

2º-Faça com que o seu gatinho queira tomar banho - Pode parecer uma missão impossível, contudo, existem alguns truques que valem a pena tentar.

   -Antes de encher a banheira com água, coloque alguns dos seus brinquedos favoritos na banheira e deixe o seu animalzinho brincar um com eles por algum tempo; brinque com ele também, para que o local do banho se torne um lugar agradável em vez de um lugar ameaçador. Isto funciona para crianças pequenas, pode perfeitamente funcionar para o seu gato.

   -Tente adicionar erva do gato na água. No entanto, isso pode ter alguns efeitos indesejados. A erva do gato pode fazer com que o seu querido animal se torne extremamente brincalhão, mas por outro lado, pode fazer com que ele o(a) ataque. Veja como ele reage à erva antes de você usá-la na banheira.

   -Alternativamente, você pode também dar-lhe algumas guloseimas durante o banho.

NOTA: Dê banho ao seu gato apenas quando ele tiver mais de 3 meses e evite dias chuvosos e frios :) 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Prof. Iza disse...

Dicas incríveis. Parabéns!!!

Postar um comentário

contador de visitas gratis